Qual o significado de OLAP e OLTP?

DADOS

Lucas Lumertz

11/23/20244 min ler

Eaee pessoaall!, todos estão bem? Espero muito que sim. Falaremos, sobre duas siglas muito comentadas no mundo dos dados ultimamente.

Quando pensamos sobre sistemas de dados, encontramos dois termos que parecem complicados: OLAP e OLTP. Apesar dos nomes parecerem siglas complicadas, eu vou te provar que não é tão complexo quanto parece. Na verdade, eles descrevem dois tipos diferentes de sistemas usados para lidar com dados. E neste artigo, vou te explicar de uma forma super simples o que eles são, para que servem e como eles se diferenciam. Bora??

Bom, primeiro de tudo, vamos entender o significado dessas siglas "misteriosas" rsrs. OLAP significa Online Analytical Processing, ou se preferir Processamento Analítico Online.Esse sistema é usado para analisar grandes volumes de dados. Ele vai te ajudar a responder perguntas como: “Qual foi o produto mais vendido nos últimos 5 anos?” ou “Qual região teve o maior crescimento nas vendas?”

Já a sigla OLTP tem o significado de Online Transaction Processing ou Processamento de Transações Online, esse sistema é usado para processar transações rápidas e frequentes, como registrar vendas, transferências bancárias ou atualizações em um banco de dados relacional para organizar os dados em tabelas, onde cada linha na tabela representa uma instância da entidade e cada coluna representa um atributo da entidade.

Se você mexe com excel ou planilhas google, talvez esteja um pouco mais familiarizado com esse conceito, mas se não estiver, não tem problema, em futuros artigos falaremos sobre bancos relacionais e não relacionais. Fica sussegado.

Agora vamos imaginar dois exemplos, um para o OLAP e outro para o OLTP:

  • OLAP: Imagine um supermercado que tem vontade de analisar o histórico de compras de todos os clientes para entender os produtos mais vendidos no inverno. O sistema OLAP ajuda a fazer essa análise mais detalhada.

  • OLTP: Agora, vamos imaginar que um cliente está no caixa do supermercado passando suas compras. O sistema OLTP registra essa compra imediatamente. E atualiza o banco de dados quase que de maneira instantânea.

Certo Lucas, entendi o que significam essas benditas siglas, mas não consegui saber para que servem cada um deles ainda. Vamos lá, que eu vou fazer tu entender.

O OLAP vai servir para uma análise e um planejamento estratégico. Ele é ótimo para empresas que precisam estudar históricos de dados, identificar tendências e tomar decisões informadas. Ao contrário do OLTP, que serve para gerenciar transações do dia a dia, como pagamentos, reservas de hotel ou atualizações de estoque em tempo real. Ele precisa ser rápido e eficiente.

Nesse momento você deve estar se perguntando, mas eles tem algumas semelhanças… E a resposta é sim. Ambos lidam com dados, além de serem usados para ajudar as empresas e organizações a atingir seus objetivos e utilizam bancos de dados, mesmo que de maneiras diferentes.

Porém existem diferenças entre eles que precisamos nos atentar na hora de decidir entre um ou outro, eu preferi categorizar em tópicos, para ficar mais clara essa parte.

Objetivo:

  • OLAP: Responder perguntas complexas sobre os dados (análise).

  • OLTP: Registrar e gerenciar transações rapidamente (operação).

Desempenho:

  • OLAP: Otimizado para consultas demoradas que analisam grandes volumes de dados.

  • OLTP: Otimizado para transações rápidas e frequentes.

Estrutura de Dados:

  • OLAP: Geralmente usa estruturas como cubos de dados e tabelas otimizadas para análise.

  • OLTP: Usa tabelas tradicionais que armazenam dados organizados de forma simples e direta.

Armazenamento:

  • OLAP: Precisa de muito espaço porque armazena grandes volumes de dados históricos.

  • OLTP: Geralmente precisa de menos espaço, porque lida apenas com dados transacionais recentes.

Atualização:

  • OLAP: Atualizações não são frequentes; os dados são carregados em lotes (batch).

  • OLTP: Atualizações constantes e em tempo real.

Certo, agora estou quase entendendo, mas quando eu devo usar cada um? Então, essa resposta é a parte mais complicada de todas, afinal, depende kkk. E comece a se acostumar com o depende, ele vai fazer muito parte da tua vida caso tu decida seguir para essa área rsrs, brincadeiras à parte, depende porque o contexto que tu vai estar trabalhando pode ser sempre diferente de projeto para projeto. Mas via de regra, temos características que podemos observar para escolher um ou outro.

OLAP:

Para empresas que necessitam de relatórios detalhados e planejamento estratégico.

  • Exemplos: análise de vendas, comportamento do cliente, previsões de mercado.

OLTP:

Para organizações que precisam processar transações em tempo real.

  • Exemplos: sistemas bancários, e-commerce, sistemas de reservas.

Bom, eras isso pessoal, espero que tenha ficado mais claro que tanto OLAP e OLTP são como duas ferramentas diferentes para lidar com dados: uma para analisar e entender o passado e o presente, e outra para registrar e gerenciar o presente em tempo real. Cada uma tem seu papel e importância, e escolher entre elas depende das necessidades específicas do negócio. Olha o depende ai, rsrs.

Entender essas diferenças vai nos ajuda a usar os dados de forma mais eficiente, seja para tomar decisões estratégicas ou para garantir que operações diárias funcionem sem vários problemas.

E você, já sabia a diferença entre OLAP e OLTP? Se ficou com alguma dúvida ou tem uma curiosidade sobre como essas tecnologias são usadas, Pode me chamar no privado, ou comentar aqui mesmo.

Enfim, por hoje era isso pessoal, um forte abraço. E até o próximo assunto. 😊