
Afinal, o Que é a Área de Dados?
CARREIRAFAVORITOSPT-BR
Lucas Lumertz
11/9/20243 min read


O que é?
Vamos começar pelo início, afinal o que são dados?! Imagine que você tem uma grande caixa cheia de peças de LEGO. E, cada peça é um pedacinho dessa informação: uma cor, uma forma, um tamanho. Agora, vamos pensar que você precisa montar algo com essas peças para contar uma história ou resolver um problema que está tendo. A área de dados faz algo parecido com isso, só que, ao invés de LEGO, usamos dados de verdade. Com a evolução da tecnologia e do mundo, geramos uma quantidade e um volume cada vez maiores desses dados, oriundos de diversos lugares, tais como: sites, empresas, redes sociais, aplicativos, lojas, sensores e muito mais.
Para que serve?
A área de dados nos ajuda a montar “imagens” ou “histórias” usando essas informações, assim como usamos LEGO para criar algo maior. Essas histórias servem para entender o que está acontecendo em um lugar, e até mesmo prever o que pode acontecer no futuro. Um exemplo muito simples de previsão, seria: imagina que você quer saber qual brinquedo as crianças mais gostam da sua loja. Você pode usar dados, como a quantidade de vezes que cada brinquedo foi escolhido, para entender qual é o preferido das crianças de 5 até 10 anos.
Onde usamos?
A área de dados é usada em diversos lugares diferentes! Por exemplo:
Escolas: para saber quais matérias os alunos gostam mais.
Hospitais: para ver quais remédios são mais eficazes, para determinado problema.
Supermercados: para descobrir quais produtos vendem mais do mesmo segmento vendem mais.
Imagine uma prateleira de supermercado que fica cheia e vazia várias vezes ao dia. O supermercado pode usar dados para saber quais produtos precisam se ter um estoque maior, para evitar que fiquem sem por um tempo, até a nova remessa chegar.
Quais problemas podemos resolver?
Os dados nos ajudam a resolver muitos problemas, tais como:
Falta de organização: Voltando aos legos… se tivermos uma montanha de peças de LEGO sem saber o que fazer, de que adianta? Isso mesmo, nada. Os dados sem organização não ajudam muito. Com a área de dados, conseguimos arrumar tudo, entender o que é mais importante e fazer boas escolhas, para o presente e futuro de uma organização.
Dificuldade em prever o futuro: Como saber quantos brinquedos vão precisar no mês que vem? Os dados podem nos ajudar a ver padrões e prever a necessidade, evitar problemas mais para frente.
Melhoria nos resultados: Imagine que você quer ser o melhor jogador de tênis. Usar dados e capturas de movimentos com Inteligência Artificial, para ver como os melhores e você está jogando, poderia alavancar seus treinos e evoluir ainda mais a sua carreira.
Benefícios do uso dos dados?
Eu diria que o maior benefício é a facilidade para tomada decisões. Com dados organizados, estruturados e entendidos, podemos tomar decisões muito mais acertadas. Em vez de apenas adivinhar ou apenas achar o que poderia acontecer, usamos os dados para ter respostas e agir com mais segurança e certeza. Alguns dos benefícios são:
Economia de tempo e dinheiro: Evitar erros e ajudar a gastar o dinheiro no que realmente importa de fato.
Melhor planejamento: Nos dá um guia para agirmos hoje, mas também pensando no futuro.
Mais eficiência: Como um mapa que mostra o caminho certo e onde queremos chegar, os dados nos ajudam a ir direto ao ponto que estamos buscando.
Conclusão:
Acredito que com esse artigo, fica claro que a área de dados é como uma bússola moderna, ao menos eu gosto de chamar assim rsrs. Ela nos guia em decisões importantes, seja para entender melhor o presente, planejar o futuro ou resolver problemas do nosso dia a dia. Os dados, quando bem organizados e analisados, revelam padrões e oportunidades que, de outra forma, ficariam escondidos ou seria muito difícil de enxergar. Isso pode significar economizar recursos, melhorar serviços e até criar novos produtos que atendem melhor às pessoas.
Enfim, por hoje era isso pessoal, um forte abraço. E até o próximo assunto. 😊
